top of page
Foto do escritorHugo Gomes

SENSORIAL precede o MOTOR (parte II - OUTPUT)

Dando continuidade ao post anterior aqui do blog, que iniciou nossa conversa sobre neurologia básica (parte I sobre 'Sensorial precede o MOTOR'). Hoje trago o estágio seguinte, que chamamos de OUTPUT, no caso, a resposta motora voluntária proveniente da interpretação e tomada de decisão gerada pelo nosso sistema nervoso central (SNC).


Quanto mais aprendemos sobre o sistema nervoso do ser humano, mais reconhecemos que o controle final dos resultados é incrivelmente complexo e multifatorial. No entanto, existem alguns conceitos e estruturas fundamentais que irão tornar esta parte da abordagem neurocêntrica muito mais fácil de se compreender.


Para iniciar, é essencial compreender que o controle de saída (output) possui dois componentes principais:


1. Atividade Motora Voluntária

2. Estabilidade Reflexa



Independentemente do que você está pedindo ao seu aluno\paciente, AMBOS os componentes são muito importantes. Observe a imagem acima que descreve como isso acontece.


O que você vê na imagem ensina várias coisas importantes:

1. O movimento voluntário é controlado pelo hemisfério cortical CONTRALATERAL (oposto).

2. Aproximadamente 10% da produção total do output do hemisfério cortical é dedicado ao movimento VOLUNTÁRIO (enquanto o movimento está acontecendo).

3. Os outros 90% da produção total do output é dedicada a criar estabilidade reflexa e controle IPSILATERALMENTE (mesmo lado) através da ativação de um porção do Old Brain chamada PMRF (formação reticular pontomedular).


>> Esta área do PMRF possui, na verdade, quatro funções significativas no movimento:

I. Controle postural ipsilateral

II. Tônus muscular ipsilateral

III. Inibição do tônus simpático ipsilateral

IV. Inibição da dor ipsilateral


4. Por fim, você pode perceber que cada movimento (OUTPUT) cria novas entradas de informação (INPUTS) que retornam ao cérebro para novos processamentos, ajustes e busca de respostas motoras mais eficientes.


No curso Sensory Map nós detalhamos, na teoria e com vivências práticas, cada uma dessas etapas na condução de um tratamento ou treinamento (input - processamento - output), além de outros conteúdos que se entrelaçam com esses para enriquecer ainda mais sua conduta profissional e te dar mais ferramentas \ conhecimento para resolver os problemas de seus alunos \ pacientes.


Não perde tempo, as inscrições ainda estão rolando e se encerram no dia 24 de Janeiro (enquanto ainda restar vagas)! Aproveita que essa é a única turma de 2024.



Bom pessoal, espero que tenham gostado dessa segunda parte do post e tenha despertado o interesse em se aprofundar mais nas neurociências do movimento humano, área essa de fundamental importância para profissionais de Educação física e Fisioterapia não ficarem obsoletos e restritos em suas condutas e raciocínio profissional.


Até a próxima, galera! Abraço.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page