No conteúdo de hoje vamos abordar o segundo sistema da série sobre incompatibilidade sensorial – O SISTEMA PROPRIOCEPTIVO. O nome pode parecer familiar, mas o conceito e função desse sistema as vezes é mal compreendido pelas pessoas. Por isso, além de trazer o conhecimento teórico, vou deixar no decorrer do texto o link para o vídeo com práticas para complementar o que iremos tratar aqui. Então vamos lá!
Basicamente, nosso sistema proprioceptivo pode ser definido como nosso mapa tridimensional de consciência corporal, nos localizando no espaço e tempo. Ou seja, a cada microsegundo do dia seu cérebro recebe inúmeros sinais do seu corpo, e isso forma uma espécie de “imagem virtual” sua, a partir desses sinais. Algumas estimativas estipulam uma quantidade média de sinalizações por volta de 11 a 20 milhões de sinais por segundo. É muita coisa!
Esse sistema é composto por três partes distintas: cérebro, medula espinhal e terminações nervosas periféricas. Especificamente sobre as terminações nervosas, ela se categoriza em diferentes tipos, contribuindo para nosso MAPA CORPORAL. Os que irei destacar hoje são: Mecanoreceptores – terminações nervosas referente a sensação dos movimento do corpo. Ela em si tem subdivisões, mas o mais importante é você saber que ela é responsável pela sinalização de tensão, velocidade e ângulo de movimento, da periferia para o cérebro; Baroreceptores – Esses são responsáveis por sinalizar pressão em locais do nosso corpo. Por exemplo: quando você tenta se equilibrar em um pé, a pressão aumenta nesse pé pois ele recebe mais carga, por não dividir mais com o outro pé, gerando diferentes informações para seu sistema de movimento buscar recuperer o equilíbrio. Nossa destreza e habilidade em manusear e manipular objetos e ferramentas, em parte, é controlada pela sensibilidade dos baroreceptores nas suas mãos. Nociceptores – Esses receptores são responsáveis por enviar sinais a respeito de estímulos nocivos, potencialmente perigosos ou até mesmo tóxicos... ou seja, eles detectam AMEAÇA, e não necessariamente DOR.
Bom, dito isso, o mais importante para destacarmos é que a integração das informações que essas categorias de receptores captam, são levadas e integradas no nosso cérebro para formar nosso mapa corporal, para que possamos nos mover e interagir eficientemente com o ambiente. Se esse mapa está meio "borrado" e limitado, com algum déficit funcional nessas estruturas do sistema proprioceptivo, haverá uma repercussão negativa no reconhecimento e capacidade preditiva pelo nosso cérebro com relação ao ambiente levando a um aumento do reflexo de alarme – gerando algumas respostas disfuncionais como tensão excessiva, bloqueio respiratório, limitação da amplitude de movimento, maior sensibilidade a dor, redução da capacidade de movimento e cognição.
Por isso, o foco da nossa prática será restauração da mobilidade articular, para que possamos promover melhor função dos receptores ao redor das nossas articulações e estruturas próximas, onde há uma alta quantidade desses receptores e também um alto impacto na função proprioceptiva.
Link para prática complementar >> https://www.youtube.com/watch?v=xqhvOoytAjw&t=1s
Experimente implementar de forma distribuída durante o dia esses exercícios do vídeo (link acima), por volta de 2 a 3 meses e analise a diferença na sua coordenação, controle e amplitude de movimento, antes e após esse período de prática. Talvez você perceba os benefícios em menos tempo! Então, experimente e volta aqui nos comentários pra me contar como foi!
Se você quer ter acesso a práticas toda semana, de forma exclusiva e destrinchada, pra você colocar na sua rotina de exercícios e estudo pessoal, já está disponível a assinatura mensal do PLANO DE MEMBROS aqui no site, onde você investe um valor baixíssimo mensalmente, para obter inúmeros benefícios – desde vídeos de práticas, e-books informativos, textos exclusivos aqui blog que não são postados para o público geral. Vou deixar o link aqui abaixo pra você conferir os tipos de plano e assinar o seu!
Link para opções de assinatura mensal do PLANO DE MEMBROS >> https://www.hugogomeseducation.com/services-4
Ah, me conta aqui abaixo se você quer mais exemplos de práticas relacionadas a esse conteúdo, e também qual conteúdo você gostaria que eu trouxesse aqui nas próximas semanas. E claro, não custa nada lembrar, faça sua inscrição aqui no site de forma gratuita para GANHAR pontos do programa de fidelidade e adquirir descontos e outros benefícios, além de ficar por dentro de todas as novidades aqui do site! Vai levar menos de dois minutos!
Por hoje é só, galera! Até a próxima! Abraço!
Comments