top of page
Foto do escritorHugo Gomes

O que é (IN)COMPATIBILIDADE SENSORIAL? Entenda como ela impacta a saúde e capacidade de movimento

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Se você já teve náusea, tonturas muito fortes ou até mesmo vertigem durante ou logo após realizar algum exercício no seu treino, há uma grande possibilidade de seus sistemas sensoriais estarem influenciando nessa resposta negativa do seu corpo! No conteúdo de hoje vou te explicar como isso acontece e como você pode reduzir esses sintomas.



Antes de tudo é preciso entender um pouco de como nosso sistema nervoso trabalha em prol da nossa sobrevivência. Essa é uma das principais tarefas do nosso sistema nervoso, garantir nossa sobrevivência, independente da situação. Para isso ele vai processar uma série de informações que vem tanto do nosso ambiente interno (respiração, vísceras...) como também do ambiente externo (visão, audição, olfato, tato e paladar), para a partir disso identificar se tem algum sinal de ameaça ou perigo nessas informações, e criar uma resposta adequada para garantir nossa sobrevivência. E quem são os três principais sistemas sensoriais que captam as informações de posicionamento corporal e interação com o meio externo? São eles: SISTEMA VISUAL, SISTEMA VESTIBULAR e SISTEMA PROPRIOCEPTIVO! É nosso GPS corporal, nos deixando ciente da nossa postura e localização no espaço (estática e dinamicamente).


As informações captadas por esses sistemas devem estar claras e compreensíveis para nosso cérebro, para que possa integrá-las com qualidade, para assim produzirmos o movimento de acordo com a circunstância, seja no dia a dia, no treino ou em uma prática esportiva. Isso é o que a neurociência chama de COMPATIBILIDADE SENSORIAL! É quando nossas vias sensoriais funcionam adequadamente, captando e levando os sinais, permitindo a integração deles com maior eficiência. Mas quando um, ou mais, desses sistemas apresenta má função (por lesão prévia, mal-uso ou desuso) começa a haver uma INCOMPATIBILIDADE SENSORIAL. É nessa situação onde as informações chegam com “ruídos”, incompletas ou de forma “alterada” para nosso cérebro, interferindo negativamente na integração dessas informações.



Imagine, por exemplo, que você está dirigindo um carro para um lugar que você não sabe exatamente onde fica, e o GPS do seu celular está lhe mostrando o caminho que deve seguir. Mas ao invés de funcionar corretamente, seu GPS começa a obter informações diferentes de cada satélite, sobre sua localização. E ainda por cima, teu GPS acaba tendo um circuito danificado, que te impede de integrar as informações que vem desses satélites. Com isso, fica inviável saber por qual caminho ir... aí você vai precisar parar o carro ou dirigir lentamente para tentar entender onde você está. Isso começa a te deixar frustrado, tenso e irritado porque a dificuldade de simplesmente chegar ao seu destino te fez gastar muita energia e te deixou exausto mentalmente.


Percebe o quão importante é o papel dos sistemas sensoriais na nossa movimentação, e por consequência, na nossa saúde? Quando essa INCOMPATIBILIDADE SENSORIAL ocorre, as informações que os sistemas visual, vestibular e proprioceptivo estão levando para o cérebro acabam competindo entre si, gerando uma discrepância muito grande entre elas, fazendo com que ele inicie ações para mudar seu ambiente interno – gerando náusea, vertigem, tontura, vômito. Na indústria fitness não se dá a menor importância para esse tipo de tema, mesmo sendo algo bastante recorrente em praticantes das mais variadas modalidades e métodos de treinamento. Por isso vou trazer nos próximos textos - e também no meu canal do Youtube >> https://www.youtube.com/channel/UC8QNqo5Am1_OlBWiewnIB4w - algumas práticas e sugestões que você pode implementar na sua rotina para otimizar a função desses três sistemas que eu abordei aqui.


Segue o link para o vídeo no meu canal, sobre esse tema >> (IN)COMPATIBILIDADE SENSORIAL


Ah, se você é profissional de Educação física e\ou Fisioterapia, em Maio teremos o Curso Sensory Map, onde abordaremos com profundidade a teoria e prática, sobre neurologia aplicada, abordando também esse conteúdo sobre sistemas sensoriais, no treinamento e na reabilitação... confere no meu perfil do Instagram >> https://www.instagram.com/hugoegomes/


Agora me responde aqui abaixo nos comentários se você já tinha conhecimento sobre esse tema e se já passou por isso no seu treino ou na sua rotina diária! Não esquece de colocar suas dúvidas sobre o tema e sugestões para os próximos conteúdos também!


Valeu, galera! Até a próxima! Abraço!

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page