top of page
Foto do escritorHugo Gomes

O que você PRECISA SABER antes de contratar um professor\personal trainer?

Se você já pensou em investir no serviço de um profissional de Educação física para lhe dar suporte personalizado\individual, e não sabe quais pontos levar em consideração para ter maiores chances de fazer desse um ótimo investimento, então o conteúdo de hoje é para você!



Contratar um “personal trainer” é uma ótima maneira de facilitar processos para alcançar seus objetivos, seja de condicionamento físico, recuperar sua funcionalidade, aprender novas habilidades, ou qualquer outro objetivo que você tenha. Mas antes de fazer esse investimento, que não é baixo, é importante considerar alguns pontos para garantir que você encontre um profissional que valha a pena o investimento. Confere alguns pontos que considero importantes para fazer melhores escolhas na contratação de um professor \ personal trainer:


1. Qualificações e certificações: Certifique-se de que a pessoa seja habilitada pelo CREF, orgão que regulamenta a atuação dos profissionais de Educação física no Brasil. Essa informação no mínimo garante que a pessoa que você pretende contratar é formada em Educação física, ou seja, teve o contato com as disciplinas básicas, além da prática de estágio, para poder programar seu treinamento e lhe dar um suporte adequado (em teoria, mas como em toda profissão, sabemos que temos profissionais bons e ruins). Além disso, verifique se o profissional tem, e quais capacitações, especializações e certificações a pessoa possui no currículo, para você saber qual área de expertise desse profissional e se o mesmo investe em conhecimento e atualização constante.


2. Experiência: Verifique a experiência do professor na área em que você está interessado(a). Alguns podem ter experiência apenas em musculação, treinamento integrado ou esportes específicos. Outros buscam trabalhar com público específico, como idosos, pessoas em processo de reabilitação ou até mesmo com foco no emagrecimento. Então, se você procura algo específico, é válido saber disso... mas caso busque apenas iniciar a prática de exercícios, talvez os outros tópicos sejam mais relevantes do que esse.


3. Referências e recomendações: Procure por avaliações e feedbacks de pessoas conhecidas, ou nas redes sociais, acerca do trabalho do profissional que você quer contratar, caso seja possível. Isso pode fornecer informações adicionais para ajudar na tomada da sua decisão.


4. Personalidade e abordagem de treinamento: A relação é um ponto importante, já que vocês trabalharão juntos com certa frequência. Agende uma reunião inicial para discutir suas metas e expectativas, e verifique se você se sente confortável com a personalidade e a abordagem de treinamento do profissional.


5. Valores: Não existe um valor exato para esse serviço personalizado. No Brasil, dependendo da região, você pode encontrar profissionais que cobram de $50 até $150 por sessão, varia bastante... Nem sempre o mais caro é o melhor, bem como o mais barato é o pior, isso é muito relativo. Por isso busque saber mais sobre quem você vai investir seu dinheiro e tempo. Geralmente os profissionais que se capacitam e estudam continuamente, vivem na prática o que passam para os alunos, e estão sempre atualizados, cobram um valor acima da média, isso é natural. Para que possam investir em atualização constante é preciso ter uma renda favorável para entregar o melhor possível. Então pesquise bem, pois o barato pode sair caro.


6. Educação e conhecimento: Um professor tem o dever de educar, e um personal trainer, enquanto professor particular, deveria (na minha visão) ofertar também conhecimento ao aluno durante as sessões, possibilitando maior autonomia e independência para que ele possa treinar sozinho quando quiser ou for necessário, para melhor gerir sua saúde, sem ficar extremamente dependente de ter um profissional do lado. Além de melhorar a compreensão do aluno do que é treinar de VERDADE, entendendo o mínimo que seja de assuntos relacionados a DOR, MOVIMENTO, LESÃO, VARIÁVEIS DO TREINAMENTO, refinando a capacidade crítica do aluno.


Lembre-se de que o profissional de Educação física que você pretende contratar vai estar com você por um bom tempo, e é um investimento alto, então não poupe esforços no momento de saber mais a fundo sobre o profissional que você pretende contratar.


*Em JULHO abre a 2° temporada do programa TOOLBOX, para você que busca expandir sua prática física, explorando diversos conteúdos da movimentação humana através de videoaulas, e-books, suporte online e descontos em outros produtos! É aberto tanto para profissionais como para público geral! Pra você que está lendo esse conteúdo, eu vou deixar um presente. Entre em contato comigo pelas redes sociais e envie o código #TOOLBOX2023 e ganhe 30% em qualquer um dos três planos (válido apenas para essa temporada de Julho)!


Se tem mais algum ponto que você acredita ser importante para adicionar a essa lista que apresentei na postagem de hoje, me conta aqui abaixo nos comentários! E claro, não esquece, se cadastra aqui no site, caso ainda não tenha feito, pra ficar por dentro dos próximos conteúdos, produtos e demais novidades!


Até a próxima, galera! Abraço!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page