top of page
Foto do escritorHugo Gomes

COLUNA e QUADRIL RÍGIDOS? Essa prática pode te ajudar!

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Hoje vou trazer algumas possibilidades de práticas físicas para implementar na sua rotina de forma simples, com foco em resgatar\manter acesso a variabilidade de ângulos de movimento, especificamente da COLUNA e QUADRIL, assim reduzindo limitações e experiência de dor por “fragilidade” nessas estruturas. Essas articulações que compõe o centro do corpo e que precisamos manter boa função, pois são articulações que possuem muitos graus de liberdade de movimento, então ter acesso a esses graus e controla-los é fundamental para construir um corpo “anti-frágil” na no dia a dia e na prática esportiva.



Qualquer pessoa terá condições de realizar essa rotina, em qualquer local que esteja e a qualquer hora do dia... o mais importante é começar e gradualmente fazer os ajustes de acordo com sua capacidade e individualidade. Vale a pena LEMBRAR que: não é um treino e sim uma prática de movimento, e você pode implementar várias vezes ao dia, em pequenos blocos, como se estivesse "escovando os dentes" das suas articulações. Então vamos para PRÁTICA!


Serão mais 2 práticas que vou sugerir nesse texto, e você pode começar escolhendo uma delas ou ambas, e também adicionar a outras duas práticas que trouxe anteriormente aqui no BLOG e no meu canal do Youtube (você pode conferir no link ao lado) >> COLUNA E QUADRIL (prática)


Não se esqueça, comece com pequenas doses nas primeiras semanas e aumente gradativamente de acordo com a melhora da sua capacidade.


1° - MEXA SUA COLUNA – Nossa coluna é um “empilhado” de 33 vertebras conectadas a diversas outras estruturas (articulações, tendões, músculos...), onde cada uma dessas vertebras tem seus graus de movimento de acordo com a posição... sendo assim, nossa coluna precisa de liberdade de movimento, caso contrário, seria um FEMUR, um bloco rígido e único... então deixa de lado essa crença ultrapassada que “dobrar” a coluna é ruim e pode causar hérnia, pelo contrário, o excesso de rigidez que pode de causar problemas e restrições de movimento... precisamos saber “navegar” entre grandes amplitudes e a capacidade de gerar rigidez, é assim que se constrói uma coluna FORTE! A sugestão é realizar algumas ONDULAÇÕES de coluna, segmentando, coordenando a mobilização de cada área, com movimentos de curta e longa amplitude... Aqui você pode se servir a vontade, tudo vai depender do tempo que você tem disponível, MAS para colocar como objetivo inicial da prática, procure acumular 4~5minutos diariamente. Se vocês quiserem eu posso trazer algumas variações em textos\vídeos futuros... é só pedir aqui nos comentários!



2° - VARIAR POSIÇÕES SENTADA – Sentar é algo que fazermos diariamente, seja trabalhando, assistindo um filme, lendo... o ouro dessa sugestão é enquanto estiver fazendo qualquer tarefa do seu dia a dia que precise ficar sentado, procure sentar no chão ou em um assento que permita você variar de posturas sentado... nesse caso o chão vai ter menos restrições comparado a uma cadeira convencional, onde passamos hora e horas na mesma angulação e postura... a variabilidade é ponto fundamental para a saúde do sistema de movimento humano, e podemos explorar isso nessa posição também, sem precisar parar o que você está fazendo na sua rotina. Aqui não vamos colocar por tempo e sim quantidade de tarefas que você consegue fazer na sua rotina, que precisem ser feitas sentado, transitando o máximo possível entre diferentes posições sentada. Caso tenha grandes dificuldades em ficar sentado sem encosto, pode colocar um apoio ou calço para sentar... ficando mais elevado vai facilitar para você permanecer sentado sem encosto com menos sacrifício. Quanto mais tarefas você conseguir realizar colocando essa ideia, MELHOR SERÁ para seu quadril e todo seu corpo!



Lembrem-se de ajustar o tempo, quantidade de vezes e as facilitações de acordo com sua capacidade e realidade... e o mais importante, CONTINUAR fazendo! Os benefícios e ganhos de capacidade são perceptíveis com a constância. E se tiver dúvidas ou alguma dificuldade, fala aqui embaixo nos comentários que vou ter o maior prazer em te ajudar nessa jornada!


E para quem quiser se aprofundar nessa perspectiva e práticas, me segue no Instagram ( https://www.instagram.com/hugoegomes/ ) que lá vocês terão acesso a outros conteúdos sobre saúde e movimento, e especificamente para quem é profissional do MOVIMENTO vai ficar por dentro dos próximos WORKSHOPS, CERTIFICAÇÕES, MENTORIAS que ofereço!


Além disso, lancei um programa online de prática de movimento chamado TOOLBOX, já está disponível no meu site para você tirar suas dúvidas e iniciar esse processo de autodescoberta, desenvolvimento e melhora das suas capacidades físicas > https://www.hugogomeseducation.com/plans-pricing


Ah, não esquece, coloca aqui nos comentários o que você achou do tema desse texto (não esquece de ir lá no Youtube ver o vídeo que lancei sobre esse tema) e também traz alguma sugestão de conteúdo para os próximos conteúdos, para eu saber o que vocês gostariam de ver e mais curtem aqui no BLOG. E se possível, compartilha o link desse texto para mais pessoas serem beneficiadas com esse conhecimento!


Valeu, galera! A gente se vê na próxima! Abraço!

21 visualizações1 comentário

1 comentário


ig.renan
12 de jan. de 2023

Muito bom o conteúdo.

Curtir
bottom of page