top of page
Foto do escritorHugo Gomes

Até que ponto seus OLHOS podem influenciar a sua CAPACIDADE DE MOVIMENTO e saúde?!

Atualizado: 20 de jul. de 2023

Usar óculos tem se tornado algo cada vez mais comum a cada década que passa, independente do gênero ou idade. No mundo, segundo a OMS no primeiro relatório mundial sobre visão, publicado em 2020, são mais de 800 milhões de pessoas com dificuldades de realizar suas tarefas diárias por ter algum comprometimento de visão e não ter acesso a óculos, e pelo menos 1 bilhão tem alguma deficiência que poderia ter sido evitada com tratamento precoce, gerando gastos de aproximadamente 14 milhões de dólares. São muitos problemas, e muito dinheiro gasto, que poderiam ter sido evitados se fosse oferecida educação de qualidade sobre o assunto e tratamento precoce para essas pessoas, mas não é o que acontece.



A questão é: como nossos olhos funcionam e influenciam nossos movimentos? O quanto eles comprometem nossa saúde? É possível tratar e reduzir suas chances de ter problemas visuais com exercícios? Vem comigo que o texto de hoje é sobre esse tema!


Vamos falar sobre visão... mas isso não quer dizer que você vai ficar só lendo esse conteúdo, hoje eu também vou trazer exercícios práticos ( link do vídeo para praticar >> Exercícios VISUAIS ) para você fazer diariamente para reduzir algumas limitações visuais e possíveis patologias relacionadas a essa estrutura.


Miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, problemas de nervo óptico, olhos secos e irritados, visão dupla... essa é uma pequena parte da grande lista de problemas visuais que acometem grande parte da população atual, e que pode ser tratada com exercícios e mudanças no estilo de vida! É de praxe já cogitar usar óculos quando uma pessoa começa a perceber uma leve dificuldade de enxergar pequenas letras ao ler um livro ou um outdoor na rua, por exemplo. A cultura do óculos ser a “solução imediata” já vem enraizada a muitos anos, mas pouco se sabe é que estudos científicos já vem confirmando a eficácia de exercícios específicos e mudança de estilo de vida no tratamento de problemas visuais, como os que mencionei anteriormente!



Quais comportamentos podemos adotar para favorecer a saúde ocular? TOMAR SOL, principalmente na infância, e usar menos ÓCULOS DE SOL! Tomar sol favorece a produção de um neurotransmissor chamado DOPAMINA, regulando o ciclo circadiano, que na infância influencia na forma ocular, dando maior integridade estrutural aos olhos, deixando-o mais redondinho quando o indivíduo se torna adulto. O fato de usar menos o óculos escuros quando se expor ao sol é importante para mantermos a boa função da íris, que é uma estrutura do globo ocular que contrai e dilata para regular a entrada de luz. Então se eu privo meus olhos de receber luz natural de forma direta, a longo prazo a íris vai se tornando mais limitada. PISCAR MAIS e dar MAIS PAUSAS durante o dia nas tarefas que usam muito foco visual. Essas estratégias vão ajudar na melhor lubrificação dos olhos e relaxamento dos músculos ciliares que contraem e relaxam o cristalino, que é uma estrutura que fica atrás da íris, que enruga e estica para mantermos o foco visual próximo (mexendo no celular, lendo livro...) ou quando olhamos para longe (contemplando alguma paisagem, por exemplo).


Outro comportamento que você pode incorporar na sua rotina é a prática regular dos exercícios específicos! Abaixo irei explicar os benefícios deles e você pode visualizar a demonstração no link do vídeo que disponibilizei no início do texto.



Primeiro vamos trabalhar o FOCO VISUAL no LIMITE DO SEU ALCANCE. Esse exercício é importante para a regeneração celular (nervos, vasos sanguíneos, músculos oculares...) em casos de déficit de circulação sanguínea em áreas específicas por mau uso ou desuso de funções dos nossos olhos, até mesmo ajudando, por exemplo, em quadros de degeneração macular, que é uma estrutura dos nossos olhos responsável por identificar detalhes nas imagens (formas, cores...). Ao fim desse exercício, podemos olhar para longe (horizonte, algo distante) ou massagear os olhos... são duas opções válidas para reduzir a tensão muscular, das pálpebras e de estruturas mais internas nos nossos olhos.

EXERCÍCIO: Acompanhe com os dois olhos o alvo em movimento, sem mexer a cabeça. Esse alvo pode ser uma tampa de caneta, a unha do seu dedão, ou algo pequeno com uma cor chamativa. O foco aqui é realizar movimentos com o alvo para cima\baixo e direita\esquerda, em ritmo lento, no limite do alcance visual dos dois olhos. Você pode realizar uma média de 3 a 6 repetições para cada sentido, com uma pausa no limite do alcance de 5 a 10 segundos nas últimas repetições. Uma outra forma é fazer movimentos circulares com o alvo, onde você vai explorar uma outra variedade de ângulos de movimento dos olhos. Após isso, use as estratégias de massagear os olhos suavemente em círculos ou olhar para o horizonte... pratique várias vezes ao dia em pequenos blocos!


Segunda sugestão de exercício é estimular um olho por vez! Aqui também iremos trabalhar o foco visual, aliado a captação de detalhes de imagens, mas com foco em um olho por vez! Nesse caso você irá tapar um olho com a mão, mantendo-o fechado, e o olho aberto irá focar nos detalhes e desenhos na palma da sua mão, buscando identificar os detalhes mais sutis, explorando toda a sua mão. Alterne sutilmente a distância da sua mão, trazendo ela mais perto e afastando do seu olho. Você pode realizar uma média 20 a 60 segundos nesse estímulo e ao final piscar suavemente os olhos algumas vezes. Durante a prática tente analisar se há muita diferença entre seus olhos, seja na nitidez, capacidade de detectar pequenos detalhes, se um deles fadiga mais rápido que o outro - isso vai te dar informações de qual olho você vai precisar dar um pouco mais de estímulo (no caso o olho mais “fraco”).

Trazendo um pouco mais de atenção e cuidado ao sistema visual, você naturalmente vai melhorar a qualidade da entrada de informação que seu corpo capta do ambiente, otimizando sua capacidade de movimento – Esse assunto eu abordei no texto anterior onde falamos sobre incompatibilidade sensorial, se não tiver lido ou assistido ainda, só voltar na página de últimos posts pra conferir - e o link para o vídeo com o conteúdo no meu canal do Youtube para você assistir está ao lado >> https://www.youtube.com/watch?v=ZCk-w-KadK4&t=72s

Se você quiser se aprofundar um pouco mais nesse assunto, recomendo demais o livro “Relearning to see” do Thomas Quackenbush, onde ele aborda em mais 400 páginas tudo sobre funcionamento, disfunções, saúde ocular, exercícios naturais específicos... é um prato cheio pra quem quer ter mais ferramentas para cuidar da saúde dos seus olhos, e consequentemente do seu corpo! Vou colocar o meu link da amazon aqui ao lado para você adquirir essa obra com uma condição especial >>> https://amzn.to /3Vfohl7

Agora me responde aqui abaixo nos comentários se você já praticava alguns desses exercícios e sugestões que eu trouxe aqui nesse conteúdo, ou se você já sabia que era possível tratar diversos problemas visuais de forma natural. E claro, compartilha esse conteúdo com mais pessoas para que elas possam ter acesso a conteúdo de qualidade e ter mais ferramentas para cuidar da própria saúde.


PS: Ah, não esquece, o PLANO DE MEMBROS aqui do site, para ter acesso a mais conteúdos, por videoaulas e textos exclusivos, inicia em MARÇO! Fica ligado pra não perder essa oportunidade de assinatura mensal por um preço super acessível.

Valeu, galera! Até a próxima semana! Abraço!

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page